Cafeteiras Portáteis
Quer esteja a conduzir ou a fazer caminhada, as pausas para café são raras e frequentemente associadas a um café de fraca qualidade. Por isso chegaram as cafeteiras de expresso portáteis. Tenha, no entanto, atenção porque estas cafeteiras não são em nada parecidas com aquilo a que está habituado e poderá sentir algumas dificuldades em compreender como funcionam e como escolher a mais adequada as suas necessidades.
29,90 €
This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page
O que é uma máquina de café portátil?
As cafeteiras portáteis são aquelas que lhe permitem fazer um expresso num local que não seja a sua cozinha ou escritório. Algumas foram concebidas para trabalhar no carro, outras para acampar em zonas selvagens, longe de qualquer fonte de eletricidade.Estas cafeteiras podem utilizar cápsulas ou café moído diretamente,
Como escolher uma máquina de café expresso portátil?
Se há poucas cafeteiras portáteis disponíveis, são no entanto muito diferentes e, de certa forma, muito semelhantes de um modelo para outro. É por isso que cada critério deve ser cuidadosamente considerado para satisfazer as suas necessidades e hábitos de café.
Eléctrico ou manual
Este critério é realmente o seu ponto de partida. Quer uma cafeteira que se ligue ao isqueiro (ou seja, 12V) ou uma que funcione por força muscular (bombeando como uma bicicleta)?
Uma consequência directa deste critério é a temperatura da água a ser vertida na máquina. As máquinas de café eléctricas aquecem a água, por isso só precisa de uma garrafa de água fria. As máquinas manuais não aquecem a água, pelo que é necessária água quente (de um frasco termostático, por exemplo).
Pressão
Quanto maior for a pressão, melhor será o expresso. Digamos que com uma pressão baixa, obtém-se um café com filtro. Dependendo do modelo, a pressão varia de 2 a 16 bar.
Acessórios
Há a cafeteira e tudo o mais que possa precisar. O Handpresso Auto é vendido numa caixa que duplica como bandeja de serviço (e protege os assentos). Alguns são vendidos com uma bolsa de armazenamento ou com porta-copos e porta-cafés moídos. Outros têm acessórios que são vendidos como extras. Dê uma vista de olhos antes de decidir.
Peso
No carro, o critério de peso não é muito importante. Contudo, numa motocicleta ou mesmo a pé, pode começar rapidamente a contar as gramas. Portanto, lembre-se de verificar o peso do dispositivo e certificar-se de que é o seu peso sem quaisquer acessórios.
A capacidade de recarregar rapidamente
O objectivo destas cafeteiras é ser compactas e fáceis de enfiar num saco, por isso só fazem uma chávena de cada vez. Alguns ficam quentes e não permitem que se faça uma segunda chávena de imediato. Outros são fáceis de manusear e, portanto, adequados para um casal viajante.
Armazenamento, robustez
Algumas cafeteiras de viagem vêm com uma bolsa ou caixa de armazenamento. Outros não têm nada, mas são conhecidos pela sua robustez, pelo que não há receio de os levar a dar uma caminhada. Não se esqueça de verificar os comentários dos clientes para ter uma ideia disto.
Porquê comprar uma máquina de café expresso portátil?
Se estiver a ler até aqui, já deve ter algumas boas razões para comprar uma máquina de café de viagem. Mas por via das dúvidas, aqui estão mais alguns:
para obter um bom café em qualquer lugar ;
para controlar a qualidade do que se bebe;
para melhorar o conforto dos seus bivouacs;
para fazer um bom presente para o seu marido ou empregado do ano.
Quanto custa uma máquina de café portátil?
Se quiser comprar uma cafeteira de viagem barata, pode ver modelos que custam 40 euros, tais como a cafeteira manual Staresso. O preço pode ir até 200 euros para o conjunto Handpresso Auto, por exemplo.
Vale a pena notar, contudo, que as máquinas móveis mais bem classificadas rondam frequentemente os 80-100 euros.
Quanto ao café, as cápsulas ESE estão à venda em todo o lado e não são particularmente caras. E acima de tudo, em vários modelos pode usar o seu próprio café. Lembre-se apenas de o moer antes de partir.
Como posso utilizar uma máquina de café expresso portátil?
As máquinas eléctricas são muito fáceis de usar e demora cerca de 4 minutos a fazer tudo. Liga-se a cafeteira ao isqueiro, deita-se na água e prepara-se o café. Depois é só esperar que a água fique quente antes de iniciar a extracção. Esta operação pode ser um pouco complicada e é melhor posicionar a cafeteira mesmo por cima da chávena para evitar salpicos.
Para máquinas manuais, o princípio é muito o mesmo, excepto que se enche a cafeteira com água quente. Assim, em vez de esperar que a água aqueça, é preciso bombear para aumentar a pressão. Depois inicia-se a extracção e desfruta-se.
A manutenção é muito limitada, uma vez que apenas o bico e o suporte da cápsula precisam de ser limpos com água.
Os diferentes tipos de cafeteiras de viagem
Existem dois tipos de cafeteiras de viagem.
→ Cafeteiras para utilização num isqueiro. Aquecem a água e preparam o café. Não podem funcionar sem electricidade. No entanto, é possível comprar um adaptador para que também possam ser ligados a uma tomada eléctrica padrão.
→ Máquinas de café para utilização no deserto. Estas máquinas não precisam de pilhas e é a energia humana que permite a extracção do café. É preciso bombear para obter a pressão correcta. Mas isto também significa que a máquina não aquece a água, pelo que a água quente tem de ser fornecida por algum outro meio.