Marca de café

Nós adoramos café. E se está a ler este artigo é provavelmente porque também é amante de café barista amador. O aroma rico e irresistível; a forma tentadora como a espuma rodopia como lava derretida num expresso — a satisfação que traz um chuto de cafeína. Através de todos os fusos horários, é a minha forma preferida de começar o dia.

É claro que existem muitas marcas de café de alta qualidade por aí para saciar a nossa sede de uma chávena de café quente. No entanto, comprar as melhores marcas de café pode rapidamente fazer com que estejamos perdidos nos corredores dos supermercados cheios de sacos perfumados de grãos de café, muitas vezes provenientes de climas exóticos e longínquos. Quem nunca esteve hesitante frente as estantes de um Continente ou Pingo doce?

Costa Rica, guatemalteca ou queniana? Arábica ou Robusta? Moagem fina, ou grossa? Se todas estas opções o deixarem (compreensivelmente) perplexo, não tenha mais medo. Com diferentes métodos de fabrico que requerem abordagens diferentes, desmistificámos o vasto mundo do café, para que não tenha de o fazer.

Neste artigo vamos ajuda-lo a compreender o que está em torno de todas estas marcas para ajuda-lo escolher eficazmente o seu café da próxima vez que for as compras.

marca de café

Nespresso

Nespresso é uma marca de café que construiu a sua reputação com base na alta qualidade dos seus produtos e excelente serviço, bem como na sua mentalidade ecológica e no apoio das celebridades para exibir e promover os produtos da empresa.


Tudo começou em 1989 a partir do conceito de café expresso de Luiggi Bezzera que a Nespresso foi fundada pela Nespresso com duas máquinas de café expresso e quatro variedades de café. O principal objectivo da empresa é fornecer café expresso de alta qualidade e construir relações duradouras com os seus clientes, bem como um crescimento empresarial sustentável.

Actualmente, com sede empresarial em Lausanne, Suíça, a Nespresso está presente em mais de 76 países e conta com mais de 13.500 empregados em todo o mundo, com mais de 700 boutiques. Os grãos de café são colhidos nas melhores regiões produtoras de café do mundo como o Brasil, Guatemala, Colômbia e são 100% de origem sustentável e podem variar desde uma mistura suave e leve até uma torrefacção mais intrincada e robusta.


Em termos de audiência, Nespresso pretende satisfazer as necessidades dos seus clientes em várias plataformas e está interessado em desenvolver um serviço personalizado com os seus clientes. Os amantes de café podem contactar um especialista em café através do website de comércio electrónico, uma Boutique Nespresso ou o Centro de Relacionamento com o Cliente e criar uma associação que atenda às suas preferências e necessidades. Qualquer pessoa pode visitar uma das boutiques Nespresso onde os clientes podem comprar máquinas Nespresso, acessórios e cápsulas e viver uma experiência única enquanto aprendem mais sobre o seu café favorito com um dos especialistas da empresa.

Marcas de café Qual marca de café escolher?

Delta

Foi em 1961 que Rui Nabeiro decidiu criar a sua própria marca de café, Delta Cafés. Conhecido em todo o mundo, ele traz diversidade aos seus cafés, através dos métodos tradicionais de torrefacção, o que é sem dúvida um ponto fundamental na qualidade do café, pois é através dele que os principais atributos sensoriais e de intensidade justificam um bom café.

O vasto portfólio do Delta Café vai desde o mais tradicional, como o Delta Expresso Bar, até ao mais especial, como a gama Origens, trazendo estilos de vários países de referência como o Brasil, Angola, Colômbia e Índia, sem esquecer o café orgânico, cada um com o seu próprio encanto. Além disso, é possível encontrar a variedade da bebida em diferentes formatos tais como cereais, solúvel, descafeinado, além do feijão moído pronto a moer.

Hoje convidamo-lo a saber mais sobre o café mais famoso de Portugal, conhecido por agradar a todos os gostos, de uma forma única e especial, que surpreende todos os amantes desta bebida milenar.

Marcas de café Qual marca de café escolher?

Dolce gusto

Lançado em 2006, Dolce Gusto, o sistema multi bebidas do Grupo Nestlé, gosta de pensar em si próprio como uma start-up. Mas cuidado com as aparências! Embora tenha sido a última a entrar no mercado das cápsulas, a marca de cafécontribui agora para metade do crescimento do Grupo Nestlé em França, todas as categorias de produtos combinadas.

As suas cápsulas geram um volume de negócios de 112 milhões de euros. Embora o seu parque de máquinas tenha metade do tamanho do de Tassimo (Mondelez), a marca tem uma quota de mercado de 15,1% e é o terceiro maior operador no mercado das bebidas em porções. “Mas em termos do número de copos consumidos por ano e por agregado familiar, Dolce Gusto é a segunda marca no mercado atrás do seu concorrente Senseo”, confessa entusiasmada Ethel Touitou, gerente de negócios da Dolce Gusto.

No entanto, a marca está a evoluir num ambiente competitivo implacável. Tal como a operação organizada por Tassimo em outubro de 2012, durante a qual para cada cinco cartuchos de cápsulas adquiridas, foi oferecida uma máquina ao consumidor. No espaço de um dia, 100.000 máquinas foram vendidas.

“O mercado do café porcionado é o segundo maior mercado no departamento de mercearia depois do café moído. Quase uma máquina em cada duas é vendida sob promoção e uma cápsula de café em cada três”, insiste Ethel Touitou. Este é um mecanismo em que Dolce Gusto se recusa a entrar. Todas as suas cápsulas, qualquer que seja a bebida, são vendidas ao mesmo preço e não estão sujeitas a promoção.

Marcas de café Qual marca de café escolher?

Kaffa

foi com a empresa familiar Galvão & Noronha que nasceu a marca de café portuguesa Kaffa. Tudo começou por volta de 1900. A família tinha uma forte paixão pelo café: antes de a cafeteria “Brasileira” abrir em 1905, a família cultivava e vendia café no Brasil. A partir daí, todos os esforços fornecidos por Óscar Telles, herdeiro e presidente da Galvão & Noronha, permitiram um enorme desenvolvimento da empresa, garantindo a continuidade da empresa familiar e a permanência do seu crescimento e a criação da marca de Cafés KAFFA até a data.

Óscar Galvão é o porta-voz dos cafés Kaffa, e garante o sucesso da marca com os seus com 60 colaboradores, sendo um dos principais impulsores da concepção das cápsulas de café em Portugal e um precursor a nível europeu. A empresa tem um lugar importante no mercado externo porque produz milhões de cápsulas para o mercado internacional.

O café chega “verde” e esta na hora de concluir o processo de torrefação. O café torrado que se pode cheirar na fábrica de torrefação dá as boas-vindas a qualquer pessoa. Assim a Kaffa tem uma capacidade de resposta aos pedidos de café em 24 horas, assim que o pedido é recebido, o café é torrado, encapsulado e despachado, assim o café fresco não é armazenado durante muito tempo, sendo a produção média de cerca de 500 mil cápsulas fornecendo o mundo inteiro. A produção de cápsulas é o principal negócio da empresa.

Marcas de café Qual marca de café escolher?

Sical

A SICAL foi fundada por Vicente Peres no Porto, uma pessoa muito atenta às necessidades dos consumidores, dando assim origem à SICAL Sociedade Importadora de Cafés, Lda.

Nessa altura a empresa tinha menos de 10 funcionários, não tinha fábrica, mas estava cheia de
ambição e vontade, a SICAL passou a operar como importador de café torrado no Porto.

Um começo bem-sucedido requer novas respostas. A empresa cresceu impondo assim a sua própria estrutura de torrefação.

Em 1987 a marca de café Sical é adquirida pela multinacional Nesté fazendo assim parte deste grande grupo.

O café da Sical é originário de vários países do mundo. A SICAL está próxima do consumidor o marketing da marca tem interação e cumplicidade com os cliente. A marca apresenta hoje novas embalagens, mais modernas e mais consistentes para os seus produtos.

Marcas de café Qual marca de café escolher?

L’or

A L’OR foi fundada em França em 1992 com a ambição de permitir aos amantes profundos de L’OR desfrutar de cada chávena como um momento único. Desde então, a excelência sempre orientou o trabalho realizado pelos mestres torrefactores da L’OR. Em 2010, a L’OR foi a primeira marca de café a oferecer cápsulas de alumínio compatíveis com as máquinas de café Nespresso®*.

*Marca propriedade de um terceiro sem ligação a Jacobs Douwe Egberts

L’OR Espresso permitiu assim que a marca francesa se lançasse internacionalmente. Agora os amantes profundos de L em todo o mundo podem desfrutar de uma chávena do seu café favorito.

De facto, se der uma vista de olhos aos anúncios da marca, compreenderá imediatamente as noções de perícia, requinte e prazer que se deparam. L’OR é tudo sobre excelência.

Cada chávena de café L’OR é um momento de prazer puro e intransigente.

Boundi

Nascida em Portugal na cidade do porto em 1986 a marca de café Boundi, foi incorporada no Grupo Nestlé em 1993.
Seu sinal é “forte”, que está relacionado à força do sabor do café que sempre foi representado. Trata-se de uma marca jovem e urbana que esta muitas vezes presente em eventos de ao surf nas praias portuguesas.

Marcas de café Qual marca de café escolher?

Illy

foi no ano de 1933 que Francesco fundou a a marca de café illy . Em 1935, ele inventou Illetta, a avó da máquina de café expresso, e um método de preservação vanguardista, a pressurização, que pode manter intacta a qualidade do café e permitir que seja exportado para países distantes. Na década de 1940, o café da illy chegava à Suécia e à Holanda.

Ernesto, filho de Francesco, formou-se em química e ingressou na empresa familiar no por volta de 1940. Este promoveu a pesquisa científica e técnica criando um laboratório químico interno. Na década de 1950, a empresa expandiu e passou a comercializar o café em pó em pequenas embalagens para uso em casa. Em 1965 mudou-se para a Via Flavia.

Em 1974, a illy fornecia uma única dose de café para fazer café expresso onde quer que estivesse. Em 1988, foi registada uma patente para a triagem digital de grãos de café verdes, permitindo que a escolha dos grãos de café perfeitos um a um. Na década de 1990, saiu a xícara illy Art Collection e nasceu o novo logo, concebido pelo artista americano James Rosenquist com quem illy ganhou o Prêmio de Excelência em Cafeicultura no Brazil. Hoje, illy significa qualidade e sabor italiano em todo o mundo.

Marcas de café Qual marca de café escolher?

Conclusão

Qualquer que seja a marca de café, seja nacional ou não, elas entraram em grande força no mercado do café e das cápsulas que inundam atualmente as nossas cozinhas e escritórios.

O café é um ritual deve ser vivido por cada um de forma diferente. No entanto, é importante sabermos de onde vêm o nosso café e de que forma este foi tratado até chegar as nossas chávenas. É sempre interessante conhecer um bocado da história da marca do nosso café preferido.

Aproveitem o vosso ritual do café.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este website utiliza cookies. Os cookies são pequenos ficheiros de texto que podem ser utilizados pelos sítios web para tornar a experiência do utilizador mais eficiente. A lei estabelece que podemos armazenar cookies no seu dispositivo se forem estritamente necessários para o funcionamento deste sítio. Para todos os outros tipos de cookies, precisamos da sua permissão. Este site utiliza diferentes tipos de cookies. Alguns cookies são colocados por serviços de terceiros que aparecem nas nossas páginas. Pode em qualquer altura alterar ou retirar o seu consentimento da Declaração de Cookie no nosso site. Saiba mais sobre quem somos, como nos pode contactar e como processamos os dados pessoais na nossa Política de Privacidade. Por favor, indique a sua identificação de consentimento e a data em que nos contacta, relativamente ao seu consentimento. O seu consentimento aplica-se aos seguintes domínios: www.ritualdocafe.com